3 vantagens de investir em aluguel de imóveis

3 vantagens de investir em aluguel de imóveis

Investimentos costumam atrair a atenção de muita gente interessada em ter uma renda com aluguel ou fazer negócios mais confiáveis com a compra e venda de imóveis. Claro que a alavancagem pode ou não gerar os resultados esperados, ou seja, os rendimentos podem não acontecer da forma como você imaginava. Por isso, o investidor deve ser cuidadoso na hora de escolher em que vai investir.

O mercado imobiliário é um segmento muito interessante, apresenta ciclos de baixas e de altas, mas nunca deixa de ser uma excelente opção para ganhar dinheiro. Em 2020, vale dizer que as perspectivas nesse setor serão promissoras!

Comprar imóveis para alugar, por exemplo, é uma ótima proposta para obter renda mensal, permitindo que o bem seja usufruído por outros em troca de um pagamento regular. Está pensando nessa ideia? Veja, a seguir, 3 vantagens de investir em aluguel de imóveis!

1. A segurança patrimonial que é conferida pelo valor de mercado 

Enquanto no mercado financeiro, o investidor fica nos dois extremos de arriscar pouco e também ganhar pouco ou arriscar muito dinheiro e ficar na expectativa para que o retorno seja bom, no mercado de imóveis, o investidor trabalha em um cenário mais confiável e mais tranquilo.

Mesmo considerando os períodos em que o mercado esfria e o preço dos imóveis cai, ficando a favor dos compradores, é quase impossível que os bens fiquem valendo menos que o valor original. A tendência é sempre a valorização ao longo do tempo, atravessando ciclos de alta e de baixa. Como o bem sempre permanece, com uma reforma, por exemplo, é possível fazer o bem ter um valor, duas ou três vezes mais elevado.

Citamos esse ponto positivo, porque muitos investidores gostam de comprar imóveis para revender — o que não deixa de ser um bom negócio, principalmente para os investidores mais experimentados. Mas comprar e/ou construir e investir no aluguel de imóveis pode ser ainda mais lucrativo! O bem estará sempre em sua posse; e a entrada frequente de capital pode ser bastante atrativa.

2. O aluguel de imóveis comerciais é também muito praticado

Pode-se alugar qualquer tipo de imóvel, seja ele residencial ou comercial. Há alguns anos, percebe-se uma tendência generalizada de locar imóveis para trabalhar. As salas comerciais, por exemplo, são um claro exemplo dessa realidade.

Existem profissionais de todas as áreas que procuram um espaço para montar suas oficinas de conserto, clínicas, escritórios, laboratórios e assim por diante. Geralmente, eles pagam aluguel pelo ponto. Existem mesmo hospitais e escolas que se desenvolvem em um ponto alugado e não próprio.

Alugar galpões também é uma boa iniciativa, pois muitas empresas e indústrias procuram espaços estrategicamente localizados para estocar produtos e matérias-primas. Esses pontos são fundamentais para a versatilidade do negócio e o custo-benefício do aluguel muitas vezes compensa, fazendo com que as organizações prefiram locar que comprar ou construir seus próprios galpões. Há, inclusive, galpões infláveis e desmontáveis, que suprem necessidades especiais e podem ser alugados com certa recorrência.

3. O investimento em imóveis envolve menos riscos

Ao contrário de investimento como ações e alguns títulos, o aluguel de imóveis é um investimento de risco moderado ou mesmo baixo. É claro que se deve ficar ciente de que todo investimento envolve algum nível de risco, não existe nenhum que seja 100% seguro. Mas, ainda que o mercado imobiliário esteja exposto a oscilações, basta pensar um pouco para entender o quanto o aluguel pode ser uma excelente aposta.

A casa, o apartamento, os pontos comerciais são seus, pertencem a você, o que significa patrimônio. Para alugar, é necessário fazer um contrato que confere direitos e obrigações a ambas as partes. Para ter mais segurança ainda no negócio, é possível contar com a mediação de uma imobiliária competente.

Mesmo considerando riscos como o não pagamento das mensalidades pelo inquilino, o proprietário está protegido pela lei, podendo cobrar multas ou mesmo despejar o locatário inadimplente. Enfim, pode haver cancelamento de contrato se houver motivos justos. 

E, caso o inquilino pague suas mensalidades pontualmente, o proprietário conta com uma renda mensal que pode se prolongar indefinidamente, enquanto existir o imóvel e ele estiver alugado. E os reajustes são permitidos anualmente. Viu como o aluguel de imóveis pode ser uma boa solução para quem tem dinheiro e procura um bom investimento?

Divulgue essas vantagens! Compartilhe o post nas redes sociais, entre seus contatos. Afinal, você pode até encontrar pessoas interessadas em vender algum imóvel.

Adicionar um comentário


Cadastre-se na Newsletter
X

Receba nossos conteúdos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.