O que considerar ao comprar um novo imóvel?

O que considerar ao comprar um novo imóvel?

O momento de comprar um imóvel é especial para a maioria das pessoas. Realmente, ter sua própria casa, seu próprio apartamento significa muito para cada um. Essa compra pode acontecer somente uma vez ou várias vezes ao longo de nossas vidas. E sempre será uma ocasião especial.

É especial porque requer também alguns cuidados, já que se trata de um negócio envolvendo um bem de alto valor e que representa aumento considerável de seu próprio patrimônio. Neste artigo, mostraremos o que você deve considerar ao comprar um novo imóvel!

1. Defina qual o tipo de imóvel que deseja comprar

Há pessoas que preferem morar em casas enquanto outras acham melhor morar em apartamentos. É importante definir o tipo de imóvel, seja para você, seja para alguém de sua família. 

Hoje também pode-se optar por morar em condomínio de casas. Eles oferecem mais segurança e, algumas vezes, melhor qualidade de vida, pois contam com espaços como áreas verdes. Os condomínios fechados são os mais seguros.

Da mesma forma, ocorre com os apartamentos. Os condomínios fechados são os mais procurados devido ao nível de segurança e conforto que proporcionam aos moradores. Há alguns que são muito sofisticados, com diversas opções. 

2. Avalie os custos envolvidos no negócio

Antes de comprar um novo imóvel, é importante conhecer quais os custos envolvidos na transação. Não se trata apenas do preço do imóvel, que poderá ser dividido em parcelas. Há despesas de compra e venda, como os gastos dos cartórios e ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imobiliários), que varia conforme o município.

Para não ter que arcar com despesas extras, vale a pena fazer uma inspeção minuciosa do imóvel para confirmar que se encontra em boas condições mesmo. Considere ainda a possibilidade de sua família aumentar ou diminuir. 

É bom considerar possíveis custos associados ao imóvel em um período de, pelo menos, cinco anos. Você pode mesmo precisar passar o imóvel adiante. 

3. Conheça seus limites de financiamento para um novo imóvel

Para evitar frustrações, é bom saber quanto conseguirá financiar antes de efetivar o negócio. Fazendo simulações nos bancos de sua preferência, você conseguirá ter uma noção mais exata do quanto pode pagar à vista e do quanto pode financiar. 

Esse processo de simulação é o que se chama de crédito pré-aprovado. Muitos bancos fazem isso de graça. Trata-se de forma simples para saber o quanto a renda mensal ficará comprometida com as parcelas.

Poderá começar a poupar dinheiro todos os meses, a fim de fazer um teste. Se perceber que reservar esse valor é muito difícil, o ideal é pegar um empréstimo menor ou, então, esticar o prazo de forma que as parcelas fiquem mais baixas.

4. Procure uma imobiliária para te ajudar

Sempre é bom contar com a ajuda de profissionais especializados, que possam procurar o novo imóvel conforme suas preferências e necessidades. Uma boa imobiliária, com bons corretores, pode tornar tudo mais fácil. Deve ser uma empresa registrada no CRECI estadual e os profissionais também devem ser habilitados.

As imobiliárias podem trabalhar de diferentes maneiras. Podem se dedicar a uma área específica da cidade, envolvendo determinados bairros. Talvez atuem apenas com imóveis de alto padrão ou unidades mais populares. Podem ainda trabalhar de forma mais abrangente, incluindo vários outros serviços imobiliários.

Seja como for, elas têm mais facilidade para encontrar o imóvel que o cliente deseja. Podem, inclusive, já ter a casa ou apartamento à disposição, pronto para ser vendido.

Além disso, intermediando a negociação, a imobiliária torna a transação mais confiável, já que o comprador e o vendedor podem não se conhecer. Certos procedimentos burocráticos serão facilitados, inclusive a redação do contrato de compra, venda e outras ações envolvendo cartórios.

Essas dicas vão transformar a compra de um imóvel novo em um negócio mais prático e seguro. Ter o apoio de uma imobiliária é melhor para ambas as partes: tanto para quem vende quanto para quem compra!

Aproveite para assinar a newsletter da gente e ficar a par de muitas novidades no segmento imobiliário. As notícias e os artigos serão enviados diretamente para seu e-mail!

Cadastre-se na Newsletter
X

Receba nossos conteúdos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.