Qual é o melhor momento para comprar imóvel

Qual é o melhor momento para comprar imóvel

Muitas pessoas se perguntam qual é o melhor momento para comprar imóvel. A razão para a dúvida é simples de entender: ter a sua casa própria é um sonho, mas é um compromisso sem igual.

Se você comprar um apartamento ou casa na hora “errada”, pode pagar muito mais do que esperava, o que leva a transformação do sonho em um pesadelo financeiro.

Por isso, é importante olhar para o cenário macroeconômico e para a sua vida pessoal para descobrir qual é o melhor momento para comprar imóvel. Quer saber se está nessa fase? Então siga a leitura do artigo até o fim!

Quando os juros estão baixos pode ser melhor momento para comprar imóvel

Comprar imóvel é, além de realizar um sonho, um investimento. Você está colocando algumas centenas de milhares de reais em um apartamento ou uma casa. Esse dinheiro poderia, por exemplo, seguir para um título de crédito público ou privado e daria mais lucro do que se você comprasse um imóvel.

No entanto, isso só é possível em épocas de juros altos. Atualmente, a Taxa Selic chegou a 5% ao ano, o menor valor da história e perspectiva é de que cairá ainda mais.

Por isso, hoje é o melhor momento para comprar imóvel, pois os juros são baixos e compensa investir o dinheiro nele do que em outros tipos de investimentos.

Quando o preço dos imóveis está estável é um bom cenário para aquisições

É importante ficar de olho na variação de preços das casas e apartamentos para identificar o melhor momento para comprar imóvel. Isso pode ser visto ao consultar o Índice FipeZap, que mede justamente a variação de preços.

Quando os preços estão em queda, não vale a pena comprar pois haverá depreciação no mês seguinte. Ou seja: um apartamento de R$ 300.000,00 poderá valer 1%, 2% a menos no próximo mês e você “perde” valor no processo.

Quando os imóveis estão em alta, é uma boa ideia investir, mas também pode ser perigoso pois o financiamento pode ficar mais caro. Por isso, a fase ideal é quando os preços estão estáveis.

Quando você se sente pronto para realizar os seus sonhos

As condições para identificar o melhor momento para comprar imóvel não dependem apenas do cenário macroeconômico. Ele impacta, claro, principalmente na parte financeira do negócio.

No entanto, é importante que tenha chegado o momento de ter a casa própria dentro da sua história de vida. Você e seu cônjuge (se tiver) devem perceber se é ou não a hora de saltar da vida de aluguel para assumir esse compromisso de uma casa própria.

Aprendeu como avaliar quando chegou o melhor momento para comprar imóvel no Brasil? Lembre-se de fazer uma vistoria nas condições macroeconômicas e se chegou a hora de realizar esse sonho na sua vida.

Será que já está na hora de você comprar um imóvel? Então, venha conhecer os imóveis que estão à venda no site da Regional Imóveis!

Adicionar um comentário


Cadastre-se na Newsletter
X

Receba nossos conteúdos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.