Conheça 6 modelos de galpão industrial

Conheça 6 modelos de galpão industrial

O galpão industrial é uma estrutura fundamental para as operações logísticas e de produção. Consiste, ao mesmo tempo, em um espaço destinado à produção e ao armazenamento dos materiais. Ainda que se localize em outro local, que não a sede industrial, esse espaço é da máxima importância para o crescimento e a boa continuidade do negócio.

Deve-se saber, portanto, como escolher o melhor modelo, aquele que mais se ajuste às necessidades da organização. Com a finalidade de facilitar a sua escolha, vamos mostrar 6 modelos de galpão industrial. Assim, ficará mais fácil realizar sua escolha!

1. O galpão industrial piramidal 

Esse modelo é construído, na maioria das vezes, com tendas tensionadas. O nome se deve à estrutura em forma de guarda-chuva, em que a lona é pontuda na extremidade. Já o corpo principal é confeccionado em chapas de ferro e/ou sistemas tubulares, que são fixados por meio de parafusos, encaixes e conexões. 

Vale observar que é o modelo mais adequado para quem necessita de uma área menor de depósito, como entre 30 e 300 metros quadrados, por exemplo.

2. O galpão industrial em arco

Esse modelo de galpão industrial é recomendado para quem busca as melhores soluções de acústica, climatização e condensação. O galpão em arco é muito proveitoso geralmente para as indústrias situadas em regiões onde acontecem muitas chuvas, pois facilita o escoamento da água da cobertura pelos lados, diminuindo o perigo das infiltrações.

Na maioria das vezes, as peças de cobertura (em arco, curvadas) são formadas por um isolante de poliuretano e podem ser usadas em telhados de metal que já estejam prontos.

3. O galpão industrial shed

Nesse caso, o galpão industrial tem a cobertura na forma de degraus. Essa peculiaridade visa proporcionar maior ventilação e iluminação do espaço interno. Isso é viável porque existem pontos de conexão nas fendas e aberturas do telhado. Os vãos podem ser simples ou múltiplos.

O galpão shed tem a grande vantagem de revestir, tanto longitudinal quanto transversalmente, grandes extensões. Também é chamado de galpão em shed.

4. O galpão industrial com uma ou duas águas

Esse modelo pode abranger amplas extensões de área coberta em somente um pavimento. Caracteriza-se pela arrumação das águas na cobertura, sendo que algumas peças da manta ou lajes podem ser confeccionadas em material translúcido, o que oferece incidência de luz solar de boa qualidade no interior da construção.

A estrutura é geralmente formada por pórticos e se sustenta sobre um sistema de vigas, tesouras e terças. Essa armação pode ser usada em estocagens e produções diferentes, como produtos agrícolas e industrializados.

5. O galpão industrial de dois pisos

Em muitas indústrias ou empresas, convém contar com um espaço destacado do espaço industrial a fim de ser aproveitado como vestiário e refeitórios, entre outras utilidades. Esse modelo de galpão também é indicado para quem pretende empregar o mesmo imóvel para as tarefas de administração.

Habitualmente, no galpão de dois pisos, deixa-se um espaço específico e em apenas um piso para fazer os estoques dos materiais.

6. O galpão industrial inflável

O galpão industrial inflável é conveniente para ser montado em regime de urgência em estações de trabalho que não podem suspender suas operações, mesmo diante de alterações climáticas. Ou em casos que não possam paralisar as atividades, porque são realmente imperiosas e precisam ser concluídas dentro de certo período.

É um modelo especial, sem estruturas metálicas, já que é projetado para tarefas de curto prazo e que precisam de deslocamentos a fim de que os projetos sejam continuados e efetivados da forma adequada e com eficiência.

Esses 6 modelos de galpão industrial são basicamente as opções disponíveis e atendem a diferentes demandas. Alguns, como o galpão inflável, podem ser usados em momentos mais críticos. Uma mesma indústria pode ter, se for possível e realmente necessário, galpões de modelos diversos.

E você, qual tipo prefere? Que galpão industrial acha mais vantajoso ou interessante? Aproveite para comentar e acompanhar nossas publicações em nosso Facebook!

Cadastre-se na Newsletter
X

Receba nossos conteúdos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.