4 passos para efetuar venda de imóveis

4 passos para efetuar venda de imóveis

O processo de venda de imóveis pede alguns cuidados. Não é fácil conseguir negociar uma casa ou apartamento, especialmente para quem não é um corretor ou um especialista em vendas!

Seria muito bom se houvesse um roteiro simples para garantir a venda de imóveis sem dificuldade, não é mesmo? Nós listamos 5 passos para ajudar você na venda de qualquer casa ou apartamento. Quer saber quais são? Então continue lendo o texto e prepare-se para efetuar uma boa transação.

1. Organize a documentação para poder vender o bem imobiliário

Um dos primeiros passos para efetuar a venda de imóveis é garantir que toda a documentação do apartamento ou da casa em questão está em ordem. Afinal, sem os documentos organizados, não será possível concluir o negócio.

Da parte do proprietário do imóvel, é necessário ter uma série de documentos de identificação, como os seguintes:

  • RG e CPF (e do cônjuge também, caso haja);
  • certidão de nascimento;
  • certidão de casamento (caso haja);
  • certidão do distribuidor cível – Fórum;
  • certidão de feitos (da Justiça Federal e da Justiça do Trabalho);
  • certidão negativa do ofício de interdição e tutelas.

Já do imóvel, serão necessários outros documentos para poder fechar negócio. São eles:

  • matrícula atualizada;
  • imposto de transmissão de bens imóveis;
  • certidão negativa de débitos municipais;
  • declaração de quitação condominial (caso haja).

2. Prepare o imóvel para receber visitas de interessados

É importante ter em mente que, assim que você anunciar o imóvel em qualquer lugar, logo aparecerão interessados para comprar o apartamento ou casa que você está vendendo. Como é óbvio, essas pessoas vão querer visitar o lugar antes de fechar negócio.

Por isso, é importante que o imóvel esteja preparado para a visitação dos interessados. Se você ainda morar nele, é importante deixá-lo limpo e arrumado, sem bagunça visível para não causar má impressão.

Além disso, é essencial que todos os pequenos defeitos do imóvel, como lâmpadas queimadas, paredes descascadas ou outros problemas estejam resolvidos quando os interessados forem visitar o lugar.

3. Tire fotos de qualidade para mostrar o imóvel aos interessados

Se você pretende anunciar o imóvel pela Internet, é importante que você tenha boas fotos para mostrar o lugar para as pessoas se interessarem. É válido tirar fotos quando os cômodos estiverem vazios e decorados.

Além disso, dê preferência a fotos em ângulos amplos, que possam pegar todo o espaço de um cômodo de uma só vez, sem que a pessoa precise montar um “quebra-cabeça mental” do seu imóvel.

4. Registre a casa ou apartamento em canais de venda de imóveis

Para fazer a venda de imóveis, é importante registrar a sua casa ou apartamento em determinados canais de venda. Afinal, se as pessoas não enxergarem o anúncio, não saberão que o lugar está à venda.

Na hora de registrar o seu imóvel em canais online, garanta que terá boas fotos e também que fará uma descrição completa do lugar. Informe quantos metros quadrados têm a casa ou apartamento, quantos cômodos, onde está localizado, quais as condições e características do espaço.

Seguindo essas 4 dicas, você terá mais facilidade para fazer a venda de imóveis, sejam seus, sejam de conhecidos. Depois disso, é só cuidar da parte burocrática e finalizar o negócio o quanto antes.

Se você está interessado em vender uma casa ou apartamento, cadastre seu imóvel para venda no site da Regional Imóveis.

Adicionar um comentário


Cadastre-se na Newsletter
X

Receba nossos conteúdos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.